BUENOS AIRES — O fluxo de turistas argentinos em São Paulo cresceu quase 9% no último ano, resultado direto da atuação do estado no mercado vizinho, conforme afirmou o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, neste domingo (28), ao M&E, durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada em La Rural, na capital argentina.
Segundo Lucena, o crescimento é fruto de uma estratégia voltada ao contato direto com operadoras e agentes de viagens, modelo que vem sendo adotado pelo governo paulista nas três últimas edições da feira. “Precisávamos conversar olho no olho com quem vende. Esse formato tem funcionado bem e produzido grandes resultados”, disse.
A participação paulista contou com empresários em missão organizada pela Investe São Paulo, em parceria com a Secretaria de Turismo e o governo estadual, para divulgar diferentes regiões turísticas.
Entre os destaques apresentados ao mercado argentino estão o aeroporto de São José dos Campos como porta de entrada para o Litoral Norte, a Serra da Mantiqueira, o Vale da Fé e o turismo religioso — segmento considerado novidade para o público argentino.
Lucena destacou que, além de sol e praia, São Paulo tem buscado mostrar sua diversidade turística. “Estamos oferecendo uma agenda cultural rica, gastronomia, turismo de natureza, histórico, de compras e de negócios. São Paulo é multitemático, e isso tem agradado cada vez mais os argentinos”, afirmou.
O secretário revelou ainda, negociações para um acordo de cooperação com a província de Buenos Aires, que pode resultar em ações conjuntas de promoção turística entre os dois destinos. “O mercado argentino é estratégico e tem grande potencial de crescimento em relação a São Paulo, assim como São Paulo também tem muito a desenvolver em relação à Argentina”, disse.
Com a consolidação da estratégia, o governo paulista pretende manter o ritmo de crescimento atual, de 9%, e ampliar a participação de turistas argentinos nos próximos anos.
*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.