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Rio Grande do Norte cresce 54% no turismo internacional, muito acima da média nacional – M&E

Raoni Fernandes da Emprotur Rio Grande do Norte cresce 54% no turismo internacional, muito acima da média nacional

Raoni Fernandes, presidente da Emprotur (Ana Azevedo/M&E)

BUENOS AIRES –O Rio Grande do Norte registrou crescimento de 54% no turismo internacional no primeiro semestre de 2025, com destaque para turistas argentinos, que aumentaram 138%, e crescimento de 6% no segmento nacional.

Os dados foram apresentados ao M&E por Raoni Fernandes, presidente da Emprotur, em entrevista concedida neste sábado (26) durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada no espaço La Rural, em Buenos Aires.

O avanço do setor vai além do número de visitantes. Segundo Fernandes, o faturamento do turismo no estado subiu 8%, tornando o RN o sexto estado do país e o terceiro do Nordeste no ranking de crescimento.

“Não se trata apenas de atrair mais turistas, mas de identificar aqueles que permanecem mais noites e diversificam experiências. Isso impacta diretamente na geração de emprego e renda”, explicou.

A secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Marina Marinho, reforçou o peso do mercado vizinho. “O mercado argentino é estratégico para o Rio Grande do Norte. Só em Pipa, muitas vezes se ouve mais espanhol do que português, tamanha é a presença desse público”, disse.

Expansão da malha

IMG 8452 Rio Grande do Norte cresce 54% no turismo internacional, muito acima da média nacional
Marina Marinho, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte (Janaína Brito/M&E)

Para sustentar esse crescimento, a Emprotur tem investido na conectividade aérea. A parceria com a Zurich Airport, administradora do Aeroporto de Natal, e negociações com companhias como TAP, JetSmart e Gol visam aumentar a oferta de voos internacionais e nacionais.

Durante a alta temporada o destino contará Com dez frequências semanais entre Natal e Buenos Aires. “Estamos posicionando o Rio Grande do Norte como ponto estratégico para distribuição interna e internacional de turistas”, afirmou Fernandes, destacando a importância do estado como segunda maior conexão direta com a Argentina no Nordeste.

Marina destacou ainda outros diferenciais: “Nos últimos anos, o estado tem se destacado também pela segurança, hoje figurando entre os dez mais seguros do Brasil, o que é um diferencial para o turismo internacional.”

Sustentabilidade como marca

Outro diferencial destacado é o posicionamento sustentável e experiencial do estado. O RN utiliza 100% de energia limpa, possui até 15 unidades de conservação ambiental e adota políticas de descarbonização, o que atrai turistas europeus mais exigentes.

Além disso, o estado oferece experiências únicas: buggy em dunas, aulas de surf na Praia do Madeiro, Stand Up Paddle no Morro do Careca, caminhadas por seis municípios no Geoparque Ceridó e visitas às cavernas de Felipe Guerra.

“Em duas horas e meia é possível vivenciar dez experiências diferentes, muitas delas exclusivas do Rio Grande do Norte.”

“Queremos ampliar a visibilidade de destinos além de Pipa, como São Miguel do Gostoso, Galinhos e o interior do Seridó, reforçando a diversidade de experiências que o RN pode oferecer”, acrescentou Marina.

De olho no futuro

Para 2026, a estratégia de promoção turística será mais intensa e diversificada, com campanhas próprias, presença ampliada em mídias digitais e tradicionais, e foco na valorização das experiências locais.

O objetivo é aumentar a permanência dos turistas, que atualmente varia de nove a dez noites, e expandir a geração de renda e emprego.

“Queremos tempo para mostrar a infinidade de experiências que o Rio Grande do Norte tem a oferecer”, afirmou.

Rio Grande do Norte na FIT

Durante a FIT, o estado apresentou seus principais destinos e produtos turísticos, incluindo Natal, Pipa, Genipabu, São Miguel do Gostoso, Galinhos e o Geoparque Ceridó, com destaque para o turismo esportivo, especialmente o kitesurf, voltado ao público europeu e argentino.

Segundo Fernandes, a estratégia não é apenas “vender praias”, mas criar narrativas que combinem experiências, conectividade e sustentabilidade, posicionando o Rio Grande do Norte como destino competitivo na América Latina.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.



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