Nordeste Magazine
Economia

Varejo cresce 14% na Semana do Cliente e tecnologia lidera compras no fim de ano

Varejo cresce 14% na Semana do Cliente e tecnologia lidera compras no fim de ano

O brasileiro já começou a esquentar as baterias para as compras de final de ano. Um levantamento feito pela Getnet, fintech de meios de pagamento do Grupo Santander, mostrou que o faturamento do comércio cresceu 13,94% durante a Semana do Cliente, realizada entre 15 e 21 de setembro, na comparação com igual período de 2024. O resultado foi puxado pelo varejo digital, com alta de 12%, enquanto o comércio físico avançou 9%.

Entre os segmentos, os bens duráveis lideraram a expansão, com salto de 25,52%, evidenciando maior apetite por produtos de maior valor agregado. O setor de calçados também teve bom desempenho, com crescimento de 7,58%. No e-commerce, a categoria Venda de Roupas para Família registrou aumento de 11,12%, reforçando o peso do vestuário nas compras online.

Segundo Rodrigo Carvalho, superintendente de Analytics da Getnet, o resultado reflete a combinação de promoções com o avanço dos canais digitais. “O desempenho observado em diferentes segmentos e canais reforça a importância de estratégias integradas para atender às novas dinâmicas de consumo”, afirma.

Leia Mais: Dólar a R$ 5,47: é hora de comprar dólar para as férias do final do ano?

Fim de ano conectado

Se setembro trouxe impulso para o comércio, as festas de fim de ano devem consolidar novas prioridades de consumo. Um levantamento inédito da plataforma de compra AliExpress aponta que os brasileiros estão direcionando seu foco para a tecnologia e lazer digital.

No levantamento do site, as categorias em maior alta entre junho e agosto foram computadores completos, consoles de videogame, que triplicaram em relação a 2024, além de câmeras de ação panorâmicas e peças de rodas automotivas.

Continua depois da publicidade

Smartphones, acessórios digitais e itens ligados ao estilo de vida online também aparecem entre os favoritos, indicando que os presentes deste Natal tendem a ser mais conectados.

“Tecnologia e entretenimento digital lideram a lista de desejos, mostrando o peso crescente da inovação e do universo gamer no orçamento das famílias”, informa a plataforma em seu relatório.

O que esperar

Com um comércio aquecido em setembro e consumidores mirando produtos de maior valor agregado e tecnologia, varejistas esperam um fim de ano dinâmico, marcado pelo avanço do comércio eletrônico e pela consolidação de novos hábitos de consumo digitais.



Fonte

Veja também

Senado aprova retirada de despesas com tarifaço do teto de gastos

Redação

Indústria do café prevê alta de até 15% nos preços nos próximos dias

Redação

BC recebeu em 2025 denúncias de 53 ataques cibernéticos; foram 59 em 2024

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.