Nordeste Magazine
Agenda

Sergipe sediará Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia pela 1ª vez em 2026

Premiados no palco Sescanção

Equipe Setur-Emsetur participou da 27ª edição, em Goiânia/GO, e divulgou o evento a ser realizado em Aracaju / Foto: Ascom Setur

Sergipe irá sediar mais um evento inédito em 2026. Trata-se do 28º Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (CBPTGIC), que acontecerá entre os dias 17 e 20 de setembro do ano que vem, em Aracaju.

Captada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), a edição do congresso em Sergipe foi divulgada durante a 27ª edição, realizada em Goiânia/GO, entre os últimos dias 18 e 20 de setembro deste ano.

A expectativa é atrair cerca de mil participantes de todo o país, entre ginecologistas, obstetras, urologistas, proctologistas, oncologistas, infectologistas e profissionais de áreas afins.

A secretária de Estado do Turismo em exercício, Daniela Mesquita, destacou a importância da captação do congresso para Sergipe. Segundo ela, a realização de eventos dessa magnitude é estratégica para consolidar o estado no calendário nacional de turismo de negócios e científico.

“Cada congresso captado amplia a visibilidade do Estado, valoriza nossa rede hoteleira, gastronomia e toda a cadeia produtiva ligada ao turismo. Receber um público altamente qualificado como este fortalece a nossa imagem como destino turístico, e gera impactos diretos na economia do estado”, avalia.

O presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, destacou que a parceria com a Setur representa um passo importante na consolidação de Sergipe como destino de eventos, e que a união de esforços entre os órgãos fortalece a promoção do estado em âmbito nacional.

“É resultado de um trabalho em conjunto, com parceria e propósito. É mais um evento de negócios que vem pela primeira vez a Sergipe. Isso demonstra o potencial que temos e coloca nosso estado no radar para outros grandes negócios”, salientou.

De acordo com o diretor de Captação de Eventos da Setur, Hugo Julião, essa captação inédita fortalece a ciência e o turismo no estado.

“A realização desse congresso em Aracaju é resultado do trabalho contínuo de captação da Setur e da Emsetur. Trata-se de um evento que vai movimentar a rede hoteleira, restaurantes e serviços, além de consolidar Sergipe como destino para eventos científicos de porte nacional”, informou.

A ginecologista Carmem Luíza Leite, presidente da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC – Capítulo Sergipe), destacou que, há três anos, o estado foi colocado em pauta para sediar esse evento. Segundo ela, graças à ajuda significativa do Governo de Sergipe, a próxima edição acontecerá na capital sergipana.

“Será com muita honra e responsabilidade trazer assuntos relevantes, principalmente em relação ao novo rastreio para o câncer do colo do útero”, explicou.

A dra. Carmem Luíza Leite ressaltou que a realização do evento em Sergipe também é a oportunidade de mostrar aos visitantes as belezas naturais, as cidades históricas reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a gastronomia e o acolhimento do povo sergipano:

“Esse congresso trará visibilidade científica e turística para Sergipe, e o apoio do Governo do Estado, por meio da Setur e da Emsetur, foi essencial”.

Sobre a ABPTGIC

A Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC) tem como objetivo principal promover o estudo e a disseminação do conhecimento científico na área da patologia do trato genital inferior feminino e colposcopia.

Assim, a entidade visa incentivar a excelência clínica e valorizar o trabalho profissional dos associados, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças nessa área específica.

Com informações da ASN

Fonte

Veja também

Grupo do Centro de Belas Artes de Alagoas se apresenta no 12º Encontro de Coros, em Maceió

Redação

Roda de Forró: Fernanda Guimarães se apresenta na Toca do Calango com show “Pés em Casa”

Redação

Clube do Vinil está de volta e promove a sua segunda edição com discotecagem comentada na Ufal

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.