Nordeste Magazine
Turismo

Maricá (RJ) fecha parceria para obras de infraestrutura do projeto Maraey – M&E

Maricá (RJ) fecha parceria para obras de infraestrutura do projeto Maraey - M&E

Celso Pansera, presidente da Codemar; Vera Lúcia Pio, da Comunidade de Pescadores de Zacarias; prefeito Washington Quaquá; Emilio Izquierdo, CEO do Maraey; e João Maurício, vice-prefeito de Maricá (Divulgação/Bernardo Gomes)

A Prefeitura de Maricá e o projeto turístico-residencial Maraey formalizaram nesta quarta-feira (24/09) um acordo de intenção para viabilizar obras de infraestrutura em áreas de interesse público do empreendimento. O investimento total previsto é de R$ 360 milhões, por meio da Maricá Global Invest (MGI), empresa pública criada pela prefeitura.

O recurso será destinado à construção de estradas, pavimentação, redes de eletricidade, saneamento e abastecimento de água. Segundo o prefeito Washington Quaquá, o projeto combina desenvolvimento econômico e preservação ambiental, incluindo hotéis internacionais, universidade de hotelaria, campo de golfe e infraestrutura de lazer.

A expectativa é de geração de 8 mil empregos durante a fase de construção e 4,5 mil postos permanentes após a conclusão da primeira etapa, além de arrecadação anual estimada em R$ 485 milhões em impostos. “A Prefeitura está comprometida em garantir que a transformação seja também social, com capacitação de moradores para atuação nas obras e nas futuras vagas de trabalho”, afirmou Celso Pansera, presidente da Codemar.

Infraestrutura urbana e regularização fundiária

O acordo prevê a doação de cerca de 16 quilômetros de vias de trânsito rápido ao município, facilitando a mobilidade entre os distritos de Itaipuaçu, Barra de Maricá e o centro da cidade. Também está prevista a integração da Comunidade de Pescadores de Zacarias, com posterior regularização fundiária, e a melhoria do acesso a praias públicas e áreas turísticas.

Segundo Emilio Izquierdo, CEO do Maraey, o projeto contribuirá de forma significativa para políticas sociais, educacionais e ambientais, beneficiando a população já na fase inicial das obras. Entre os destaques do empreendimento está a maior ciclovia privada do país, aberta ao público, com 20 km de extensão e integração à malha cicloviária da cidade.

Sustentabilidade e preservação ambiental

O Maraey foi premiado como melhor projeto de usos públicos do mundo pelo Americas Property Awards (2023-2024) e terá apenas 6,6% de sua área edificada. O projeto inclui a criação da 5ª maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de restinga do Brasil, a regeneração de mais de 270 hectares de vegetação nativa e a implantação do Centro de Referência Ambiental (CRA), em parceria com universidades públicas, voltado ao estudo da flora e fauna local.

David Galipienzo, diretor-executivo do Maraey, ressalta que o projeto “garante desenvolvimento sustentável da região, preservação da Restinga de Maricá e regularização fundiária da Comunidade de Pescadores de Zacarias, além de melhorias viárias importantes para a mobilidade urbana”.



Fonte

Veja também

Azul fará voos de Belo Horizonte para Curaçao durante festas de fim de ano

Redação

Trul Hotéis fortalece presença no Rio com chegada de Denise Senos à gerência de vendas

Redação

Schultz e Wikitravel fazem estreia na FIT 2025 em Buenos Aires

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.