Nordeste Magazine
Turismo

Parque Nacional da Furna Feia é aberto no RN

Parque Nacional da Furna Feia é aberto no RN

O parque nacional da furna feia amplia a oferta de ecoturismo no Brasil. Em 2024, as unidades de conservação do país receberam um recorde de 12,5 milhões de visitantes, consolidando o turismo de natureza como um dos segmentos mais promissores. A nova atração, localizada entre Baraúna e Mossoró, promete fortalecer ainda mais essa tendência.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Primeira unidade de conservação federal de proteção integral do Rio Grande do Norte, o parque nacional da furna feia preserva cerca de 8.500 hectares de Caatinga e um rico patrimônio espeleológico. São 207 cavernas catalogadas, além de outras 44 em sua zona de amortecimento, reforçando sua importância para a conservação dos ecossistemas subterrâneos. O local é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a abertura é “uma vitória para o nosso ecoturismo”. Ele ressalta que o parque nacional da furna feia representa a união de preservação ambiental com geração de renda e desenvolvimento sustentável para as comunidades vizinhas.

A visitação será controlada, com roteiros definidos, guias capacitados e normas para proteger a Caatinga e as cavernas. Essa estratégia garante segurança aos turistas e preserva a biodiversidade.

O parque nacional da furna feia também integra uma rede de mais de 100 parques nacionais abertos ao turismo, fortalecendo o segmento de natureza no Brasil. As atividades incluem caminhadas, trilhas de bicicleta, observação de aves, vivência em comunidades locais e experiências de bem-estar. Além de proporcionar contato direto com a fauna e a flora, o turismo de natureza movimenta a economia, gera empregos e fomenta o setor de serviços.

Quem deseja conhecer o parque nacional da furna feia e planejar a viagem pode acessar o Instagram oficial do parque, que traz orientações e novidades sobre o destino.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur





Fonte

Veja também

Azul aposta em Congonhas para consolidar novo hub

Redação

Líder Aviação posiciona jato executivo em Goiás para atender demanda regional

Redação

Celso Sabino deixa o Turismo: uma retrospectiva dos ministros que moldaram a pasta desde 2000 – M&E

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.