Nordeste Magazine
Turismo

Venda assistida do aeroporto do Galeão passa por consulta pública

Venda assistida do aeroporto do Galeão passa por consulta pública

A ANAC abriu uma consulta pública sobre a venda assistida do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro

A Agência Nacional de Aviação Civil iniciou nesta sexta-feira (19), uma consulta pública com foco na proposta de venda assistida do aeroporto internacional do Rio de Janeiro. O aviso foi publicado no Diário Oficial da União e representa um passo regulatório para garantir a continuidade da concessão do terminal.

Estrutura da proposta

A iniciativa contempla a minuta do edital e um termo aditivo ao contrato de concessão, firmado em 2014. Desde agosto de 2014, o Galeão é operado pela concessionária RIOgaleão, controlada pela Changi Airports International, de Singapura.

A proposta foi aprovada durante a 12ª Reunião Deliberativa da Diretoria Colegiada da ANAC, na última quarta-feira (17).

O que é a venda assistida

O mecanismo de venda assistida permite que a concessionária atual transfira a operação do aeroporto a outro operador, sob supervisão da ANAC e do governo federal.

Segundo a agência, a medida garante a continuidade dos serviços aeroportuários e evita a necessidade de encampação (retomada pelo poder público) ou reestatização ao fim do contrato.

Papel dos órgãos envolvidos

A consulta pública conta com a participação da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos.

De acordo com Daniel Longo, secretário nacional de Aviação Civil, a consulta é parte da solução construída junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

A realização da consulta pública reforça o compromisso da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e do governo federal com a transparência no processo de renegociação do contrato de concessão do Galeão”, disse Longo.

Avaliação do TCU

O TCU teve papel central na análise da modelagem da venda assistida, validando a viabilidade jurídica e financeira da proposta. A corte de contas buscou garantir segurança regulatória e transparência, assegurando que a transição entre operadores ocorra sem prejuízo ao interesse público.

Como participar

As contribuições podem ser enviadas até as 18h de 5 de novembro, por formulário eletrônico disponível no site da ANAC. Interessados poderão sugerir ajustes nos documentos ou apresentar críticas e propostas relacionadas ao edital.





Fonte

Veja também

Porto Rico registra alta de 32% nas buscas após performance de Bad Bunny

Redação

Emirates irá reduzir oferta de assentos no Airbus A380

Redação

Elon Musk propõe túnel ligando Universal Orlando Resort ao Epic Universe

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.