A missão institucional da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) na Colômbia foi concluída com sucesso neste final de semana, com uma série de reuniões e visitas à capital, Bogotá. O encontro reforçou o potencial de crescimento do destino no mercado brasileiro e abriu caminho para novas parcerias e produtos turísticos.
Bogotá recebe mais de 80 mil brasileiros por ano, cerca de 50% do total de viajantes que visitam o país, número que evidencia oportunidades para ampliar a atuação de operadores brasileiros. Entre as iniciativas recentes está o programa de stopover em parceria com a Avianca, que permite aos turistas uma estadia de até 48 horas na capital colombiana sem custo adicional, incluindo descontos em hotéis, restaurantes e atrações locais.
“O Brasil é o sexto maior mercado para Bogotá e o stopover é uma grande oportunidade, porque podemos oferecer a esses turistas que não tinham pensado em descer em Bogotá uma série de experiências para que conheçam e se apaixonem pela cidade”, afirma Catalina Hoyos, diretora do Turismo de Bogotá.
Para Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, a missão também reforçou a importância da atuação dos operadores na promoção do destino. “Temos uma oportunidade para aumentar os números atuais e os operadores são essenciais nessa estratégia, desenvolvendo roteiros que unem os atrativos culturais e gastronômicos de Bogotá a regiões como Cartagena, que oferece história, praias e experiências em ilhas caribenhas, já muito procuradas por brasileiros”, comenta.
A conectividade entre Brasil e Colômbia é facilitada por voos diretos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus. Em 2024, o país recebeu mais de 4,27 milhões de turistas, sendo 159.748 brasileiros, um crescimento de 8,2% em relação ao ano anterior. Nos primeiros meses de 2025, o Brasil se consolida como mercado estratégico, com 48.836 visitantes, alta de 16,5% em relação ao mesmo período de 2023.

