Nordeste Magazine
Cultura

Chamado de louco. Internado em hospícios. Morreu aos 41 anos. Sua obra ensinou o Brasil a dar nome à dor

Chamado de louco. Internado em hospícios. Morreu aos 41 anos. Sua obra ensinou o Brasil a dar nome à dor

O dia se abre no balanço metálico da Central do Brasil; o apito rouco costura o vapor nos vidros. Em 1915, na Primeira República, “Triste Fim de Policarpo Quaresma” sai em livro e Afonso Henriques de Lima Barreto, amanuense na Secretaria da Guerra desde 1903, atravessa de trem o corredor das estações. Um menino de mochila torta divide o banco com um funcionário de terno gasto; pela janela, o subúrbio passa e afia a memória. Ao lado, um leitor dobra a capa do romance; o mapa da cidade se dobra junto e as rotas do centro cedem passagem às paradas longínquas. A cidade entra no expediente com um livro no bolso e Lima permanece no vaivém, escrevendo dali, longe do verniz dos salões, com a urgência de relógios que teimam em atrasar nos trilhos.

Antes de caber em planos de aula, Afonso Henriques de Lima Barreto aprende a cidade pelo trajeto. Morador de Todos os Santos, na Zona Norte, embarca todas as manhãs nos trens da Estrada de Ferro Central do Brasil em direção às repartições junto à Praça da República. Na ida e volta, entre bancos de madeira e pregões de plataforma, recolhe vozes e pequenos atropelos que voltam com pequenas variações. O subúrbio, fora do cartão-postal, vira laboratório e contraplano; dessa travessia nascem as escolhas: observar em movimento, escrever em trânsito, ouvir a sintaxe de quem não dita o passo do centro. O que muitos chamariam de cenário não é moldura; é o que move a cidade. Pela janela, a paisagem social se revela em gradações de humilhação e esperança, fachadas de tinta cansada, um orgulho que prefere o silêncio.

O emprego vem cedo e a literatura vem junto. Antes daquele amanhecer de 1915, nos primeiros anos do século 20, já na repartição onde servia, ele passa o dia curvado sobre livros de protocolo, copiadores e papéis timbrados com o brasão da República; a caneta serve a dois patrões, o sustento e a ficção. Copiar ofícios, ouvir o arrasto das gavetas, administrar chefes de mau humor: tudo vira cadência de frase. Sua prosa absorve a fadiga dos carimbos e a ambiguidade do documento que ordena e justifica. É ali, não num gabinete acolchoado, que a frase encontra medida: direta sem simplificar, irônica sem autoencanto, afinada à fala comum que décadas depois parecerá modernista sem pedir senha a desfile algum. Quando o expediente se apaga no miolo da cidade, a escrita continua, na volta, em folhas baratas e anotações que guardam o pó do caminho.

Em 1909, com “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, publicado em Lisboa, Lima arrasta a redação para a luz dura: a imprensa aparece como engrenagem de favores e hierarquias de rebaixamento, um filtro de seleção racial. A questão não surge como adjetivo moral, mas como critério de acesso. Lido hoje, o livro ainda corta. Em vida, esse corte cobrou preço: resenhas atravessadas, silêncios de caderno cultural, fechaduras que não cederam. O autor tentará por três vezes a cadeira na Academia Brasileira de Letras; nenhuma candidatura prosperará. Não é desacordo de gosto: é a marca de cor e de classe incidindo sobre a instituição que dizia zelar pelo idioma.

A sequência não abranda: o que Lima escreve é, antes de tudo, um homem tentando permanecer inteiro. Em “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, o patriota carrega uma paciência ferida; deseja um país que responda por sua palavra e encontra repartições que engolem a voz. O nacionalismo chega como febre que não cede, e o Estado, com léxico reto e dossiês, rubrica esperanças até que percam o nome. A força do livro não está no excesso, mas na variação sutil dos gestos: a carta protocolada, a fila que anda, o chefe cortês que desvia o olhar; quando a roda parece aplainar-se, é a própria correção que o amassa. Depois, em “Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá”, entra um afeto que Lima raramente exibia em público: a amizade como abrigo e lâmpada. O veterano descreve ruas e salas com doçura seca, e o narrador mais moço aprende a caminhar por salas oficiais, bibliotecas, funerais discretos, esquinas que lembram datas e esquecem gente. Há ternura e raiva na mesma frase, e é esse homem, fatigado, curioso, vulnerável, que observa a cidade e a devolve sem cosmética ao leitor.

Internado em hospícios, chamado de louco, morreu aos 41 anos; a voz que ensinou o país a reconhecer a própria ferida

Antes e depois de 1919, nada disso impede o escuro. Em 1914, os portões de ferro do Hospício Nacional de Alienados se fecham atrás dele; a ficha de entrada recolhe nome, idade, ofício e residência, e a caneta que servia o Estado agora descreve o corpo do escritor. Corredores altos, paredes caiadas, cheiro de creolina, passos que reverberam no azulejo; no pátio, o vento chega enfraquecido, sem notícia de rua. Em 1919, ele retorna, agora em outro pavilhão do sistema manicomial do Rio, um complexo que acende luzes cedo e recolhe tarde. Dali saem “Diário do Hospício” e “O Cemitério dos Vivos”: não confissão, mas trabalho de consciência diante da instituição. Os cadernos anotam a rotina que dobra os dias, a enfermaria onde se partilham remédios e silêncio, a vigilância que mede gestos, a autoridade satisfeita de si, a vergonha que visita de madrugada e não pede licença. Lidos com atenção, esses textos pedem cuidado: falar de saúde mental exige contexto e voz baixa. Ele oferece os dois. Há ternura seca pelos que dividem a cama estreita e o pão contado, há ironia contra a ciência do tempo, há coragem de nomear o que fere sem exibir a ferida. O que poderia afundá-lo vira forma; a experiência busca a frase que sustente a dignidade e não negocie com o espetáculo. É o momento trágico: um homem cercado por chaves escreve para não se perder de si.

Se a recepção em vida foi estreita, o tempo não devolve o que negou; quando muito, deixa a porta entreaberta. Por essa fresta entra o país, de passo contido, para reler o homem que empurrou para fora de cena. Francisco de Assis Barbosa recompõe os dias e devolve ao arquivo uma respiração; em 2017, “Lima Barreto: Triste Visionário”, de Lilia Moritz Schwarcz, recoloca as peças no pós-Abolição e expõe, com calma firme, a velha engenharia do veto. Nas mesas de trabalho, abrem-se volumes de lombada refeita, papel áspero e notas marginais; nas festas de literatura, o burburinho se aquieta; nas edições recentes, o aparato crítico não lixa a aspereza. Não há triunfo aqui, há vigília. O reconhecimento tardio não fecha a ferida, mas impede que se fechem os olhos: ler Lima hoje é vigiar a repetição.

A presença de Lima hoje não é ruído de agenda. Entre 1881 e 1922, atravessou o pós-Abolição com uma ética de olhar que ainda constrange. Em uma noite de sarau, quando as cadeiras de plástico rangem e a luz amarela derrama sombra nos rostos, não ecoam apenas citações; entra a figura de um homem que aprendeu a dizer não sem gritar e a nomear injustiças sem humilhar. Ele representa quem chegou por fora e, ainda assim, recusou pedir licença; quem suportou o riso alheio sem transformar a raiva em espetáculo; quem fez da ironia um modo de pensar, e não um truque. É por isso que sua atualidade ultrapassa as páginas: leitores de ônibus reconhecem o passo curto e a cabeça erguida, auditórios de bairro suspendem a conversa quando a lembrança dele entra, jovens com cadernos no colo descobrem que é possível escrever com ternura e precisão ao mesmo tempo. A importância desse homem está menos no catálogo e mais na ética encarnada: o compromisso de olhar de perto, a recusa do brilho fácil, a coragem de sustentar o próprio lugar no mundo; quem o lê hoje não procura monumento, procura companhia.

O que parecia palavra gasta reencontra peso no homem e nos livros. Reunidos, esses livros montam um Brasil urbano em construção, moderno no discurso e antigo no balcão de sempre, regulado por regras que não estão no Código e por portas que cedem um palmo e travam. Não há proclamações; há um rosto que atravessa salas e bondes e, ao fim do dia, aprende a chamar cada afronta pelo nome.

Na madrugada de 1º de novembro de 1922, em uma casa modesta de Todos os Santos, o coração falha. Quarenta e um anos. Colapso cardíaco. Sobre a mesa, cadernos e livros abertos; na vizinhança, passos contidos no corredor. Dias depois, o pai morre. O caixão desce no São João Batista. No mesmo ano, em fevereiro, São Paulo celebrou novidade no seu Theatro Municipal; no fim desse calendário, o Rio perde o homem que vinha escrevendo o país fora do foco.

E então o fim encontra forma. O apito distante da manhã parece voltar, e a página, já fechada, continua a mover a cidade. Não há milagre nem reparo que quite a ausência. Há o subúrbio de respiração curta, galerias públicas ainda cheias de protocolos de praxe, e a lembrança de um homem que preferiu lucidez a cerimônia e fez da língua um abrigo contra a humilhação. A literatura que nasceu em trânsito permanece de pé nas mãos de quem atravessa a cidade; o trem chega, o leitor guarda o livro, a vida recomeça. No vão entre uma estação e outra, Lima Barreto continua, não estátua, mas presença, e a cidade, sem pedir licença, lê seu próprio rosto.



Fonte

Veja também

Arte das bordadeiras de Passira ganha registro em documentário de Henrique Santos

Redação

Ty Segall faz estreia no Brasil com show em São Paulo (SP), em novembro

Redação

Humorista Diego Menasse está em estado grave e precisa de doação de sangue após cirurgia

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.