As ruas da Várzea e da Ilha de Deus serão ocupadas, nas próximas semanas, pela energia sonora e visual de “Manifexta”, novo espetáculo do Barbarize.
O grupo recifense inaugura a circulação do álbum com duas apresentações gratuitas ao ar livre, reunindo música, dança, artes visuais, percussão e uma estética marcada pelas vivências periféricas e pelas projeções afrofuturistas que moldam sua criação artística.
A estreia acontece neste sábado (27), na Rua Azeredo Coutinho, na Várzea, enquanto a segunda parada será em 4 de julho, na Ilha de Deus. As apresentações começam às 19h, têm classificação livre e contam com interpretação em Libras.
Barbarize
Nascido na comunidade do Bode, no Pina, o Barbarize é conduzido por Bárbara Vitória e YuriLumin, responsáveis pelas composições, vocais e performances.
Ao lado deles estão Deliira, nas pick-ups, Yara Medusa e Gustavo Barros na dança, Arnaldo Deodato na percussão e Dio Santos na guitarra. Em cena, o espetáculo articula som, movimento, figurino e visualidade em uma construção coletiva que extrapola a formação musical.
A criação coreográfica leva a assinatura de Yara Medusa e Victor Marinho, enquanto os figurinos foram concebidos por Thiago Amaral.
A equipe envolvida no projeto é integralmente pernambucana, reunindo profissionais de diferentes trajetórias e reforçando debates ligados à raça, gênero e classe social.
“Manifexta”
O novo espetáculo do grupo Barbarize chega a territórios de relevância cultural e social do Recife, com a própria identidade, atitude, códigos e influência do mangue”, declara o grupo em material enviado à imprensa.
Cada apresentação será acompanhada por uma programação construída em diálogo com os territórios que recebem a circulação.
Na Várzea, participam DJ Futurista, a Família Malanarquista e DJ Deliira, com articulação da República Independente da Várzea.
Já na Ilha de Deus, entram em cena o Grupo Percussivo Ilha de Deus, o Coco do Boi da Mata e DJ Deliira, em parceria com o coletivo Caranguejo Uçá.
A inspiração remete às antigas companhias itinerantes que cruzavam cidades levando espetáculos populares, adaptando essa lógica para os bairros do Recife e para uma programação que combina música, cultura popular, intervenção artística e convivência.
Lançado em outubro de 2025, “Manifexta” consolidou uma nova etapa na trajetória do Barbarize.
Produzido por Thiago Barromeo e lançado pelo Selo Estelita, o álbum ampliou a visibilidade do grupo, que neste ano ocupou o palco do Rec-Beat e lançou o videoclipe “Mangue”, com participação de Fred 04.
Ao longo de cinco anos de atuação, o coletivo desenvolveu uma linguagem que dialoga tanto com a música quanto com o audiovisual.
Entre os trabalhos realizados estão o álbum visual “SobreVivências Periféricas”, o filme-show “Becos da Realeza”, videodanças, videoclipes e projetos que ampliam a experiência de suas composições para além do formato tradicional de palco.
Agora, “Manifexta” deixa as telas e plataformas digitais para ocupar o concreto, os becos e as margens da cidade.
SERVIÇO
Circulação “Manifexta” no Recife
Várzea
Quando: Sábado (27), às 19h
Onde: Rua Azeredo Coutinho, nº 11, Várzea – Recife-PE
Atrações: DJ Futurista, Família Malanarquista e DJ Deliira
Acesso gratuito
Ilha de Deus
Quando: 4 de julho, às 19h
Local: Rua São Geraldo, nº 96, Imbiribeira – Recife-PE
Atrações: Grupo Percussivo Ilha de Deus, Coco do Boi da Mata e DJ Deliira
Acesso gratuito
Instagram:@barbarizeja
