Categories: Cultura

6 filmes na Netflix baseados em clássicos da literatura para assistir


Pascal Chantier / Arte France Cinéma

A literatura é um terreno fértil para o cinema cultivar suas grandes histórias. Dos salões vitorianos aos campos de batalhas europeus, clássicos literários oferecem ao espectador algo que o tempo não consegue desgastar: a complexidade humana. Adaptar essas obras para o cinema é um exercício de respeito e reinvenção. O desafio é traduzir para imagens o que um dia foi feito para as palavras. Se o consumo atualmente é instantâneo e veloz, essas adaptações servem para nos lembrar que uma narrativa bem contada atravessa séculos e continua a dialogar com as inquietações de nossos tempos.

O cinema presta homenagem a esses romances e contos, além de atualizá-los. Cada adaptação revela camadas do texto original, seja pela lenta do desejo, pela ótica da guerra ou pelas sombras da desigualdade. O olhar do diretor e a interpretação do elenco funciona como pontes entre o passado e o presente, transformando temas como o amor, a honra, a injustiça e a esperança em experiências profundamente atuais. Mesmo o que poderia soar datado renasce em imagens vivas e urgentes, revelando que os sentimentos humanos permanecem os mesmos, ainda que o mundo e a sociedade se transforme.

Essas novas leituras exploram romances proibidos e críticas mordazes à sociedade. Dialogam com a literatura sem servilismo, usam a liberdade do cinema para ampliar sentidos e provocar reflexão. Elas carregam a ambição de transformar o que já foi lido em algo que precisa ser visto. A Revista Bula traz agora seis obras, na Netflix, que saíram de dentro dos livros para sua tela.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.



Fonte

Redação

Recent Posts

Do Wattpad pro topo: o romance que virou #1 no Prime Video (e ninguém viu chegando)

“Love Me, Love Me” coloca June em Milão, na Itália, quando ela decide mudar-se para…

14 minutos ago

BlaBlaCar lança promoção de Carnaval com passagens de ônibus a partir de R$ 29

Plataforma oferece descontos de até 70% em mais de 1.200 rotas rodoviárias em todas as…

21 minutos ago

Os arquivos Epstein e o mundo oculto de uma elite sem responsabilidade

WASHINGTON — Jornalistas e pesquisadores passarão os próximos meses vasculhando os arquivos de Epstein em…

39 minutos ago

Namorada de Lucas Pinheiro, atriz Isadora Cruz comemora pódio do brasileiro nos Jogos de Inverno

Leia também• É ouro! Lucas Pinheiro conquista 1ª medalha do Brasil na história dos Jogos…

1 hora ago

Humano, triste e brilhante: o filme premiado da Netflix que é um tesouro escondido

A luta pela vida exige calma. Um passo de cada vez, cálculo, método, tudo o…

1 hora ago

Em Pernambuco, Galo da Madrugada projeta 2,5 milhões de foliões

O desfile do Galo da Madrugada, realizado neste sábado (14), no Centro do Recife, abre…

1 hora ago