Nordeste Magazine
Cultura

4 filmes existencialistas na Netflix para refletir

4 filmes existencialistas na Netflix para refletir

O existencialismo é pontuado por reflexões sobre liberdade, angústia e busca de sentido em um mundo sem garantias. O cinema, como forma de arte, de expressão e de reflexão fez dessa filosofia um terreno fértil para desenvolver narrativas que fazem o espectador sair da zona de conforto. Nesses filmes, as respostas não vêm mastigadinhas. É preciso usar a inteligência. Personagens que vivem dilemas insolúveis, que são atravessados pela solidão, pelo absurdo e pela necessidade de escolher, ainda que essas escolhas nunca assegurem um desfecho satisfatório.

Explorar essa corrente filosófica não é só acompanhar uma história, mas confrontar com questões reais da vida. A ideia de que a vida é atravessada pelo vazio, mas que ainda somos responsáveis por criar sentido, aparece tanto em enredos sobre fé e transcendência quanto em tramas voltadas para o fracasso cotidiano, a ilusão da fama ou a simples necessidade de continuar vivendo diante do desespero.

Esses filmes não se resumem a entretenimento, mas também servem como espelhos desconfortáveis: o que fazer com a liberdade, com a fé, com a morte ou com a mediocridade? Cada uma dessas respostas nunca é dada, as construída de forma dolorosa e inacabada, como a própria filosofia existencialista. O espectador vai se ver diante de provocações que o obrigam a pensar além do óbvio, conectando-se com filosofias que vai de Kierkegaard a Sartre, de Camus a Simone de Beauvoir.



Fonte

Veja também

Wes Anderson reúne Gene Hackman, Anjelica Huston e Gwyneth Paltrow em comédia inteligente e profunda, na Netflix

Redação

Quase ninguém notou: esse filme escondido na Netflix é um pequeno diamante (e vai te hipnotizar)

Redação

Hipnotizante do começo ao fim: a história de amor improvável escondida na Netflix

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.