Categories: Entretenimento

10 livros para curtir no Carnaval

O Carnaval costuma ser associado à celebração coletiva, mas também pode se transformar em tempo de pausa. Enquanto alguns se jogam nos blocos, outros aproveitam o feriado para desacelerar, viajar ou simplesmente mudar o ritmo da rotina.

Nesse intervalo, a leitura surge como companhia possível, seja entre um desfile e outro ou no silêncio do descanso. A lista a seguir reúne livros que dialogam com diferentes estados de espírito. São histórias que provocam reflexão, narrativas leves e imaginativas, obras voltadas ao autoconhecimento e títulos que conversam diretamente com o universo da festa. Confira!

1. Carnaval dos Superfofos

“Carnaval dos Superfofos” é um livro com ilustrações para colorir que propõe um momento de relaxamento em meio à folia (Imagem: Divulgação | Grupo Editorial Edipro)

Essa obra do Grupo Editorial Edipro convida leitores de todas as idades a vivenciarem a magia do Carnaval de forma tranquila e criativa. Com ilustrações para colorir inspiradas em símbolos clássicos da festa brasileira, como rei Momo, bonecos de Olinda e desfiles, a idealizadora Maíra Lot Micales propõe um momento de relaxamento em meio à folia. Na obra, ela une brasilidade, nostalgia e bem-estar, incentivando a expressão artística e emocional. 

2. Coelho vs Macaco a batalha mais divertida de todos os tempos

” Coelho vs Macaco a batalha mais divertida de todos os tempos” é ideal para quem busca uma leitura leve e divertida durante o feriado (Imagem: Divulgação | Editora Ciranda Cultural)

A história coloca frente a frente dois personagens teimosos e carismáticos, envolvidos em disputas absurdas e situações inesperadas que rendem gargalhadas do começo ao fim. Com linguagem ágil e ilustrações cheias de movimento, o livro, da Ciranda Cultural, é ideal para quem busca uma leitura leve e divertida durante o feriado. Jamie Smart transforma essa aventura em uma ótima pedida para crianças e jovens leitores entrarem no clima carnavalesco com muito riso e imaginação.

3. Future Rising: A sétima máquina

Em “Future Rising: A sétima máquina”, Rick Schwartz traz questionamentos sobre os limites do livre-arbítrio, poder e tecnologia (Imagem: Divulgação | Artêra Editorial)

Em um futuro distópico dominado pela vigilância algorítmica, o leitor conhece Zack, um soldado de elite traído pelo sistema que ajudou a sustentar, e William Sheppard, um cientista envolvido na criação de uma IA capaz de simular a consciência humana. Quando seus destinos se cruzam, uma conspiração global vem à tona e coloca em risco a liberdade individual. Com atmosfera cyberpunk, o escritor Rick Schwartz traz questionamentos sobre os limites do livre-arbítrio, poder e tecnologia.

4. Mente e movimento: uma jornada entre razão e revelação

“Mente e movimento: uma jornada entre razão e revelação” é uma leitura sensível e inspiradora sobre equilíbrio, autoconhecimento e recomeços (Imagem: Divulgação | Editora Actual)

Neste livro, o médico e escritor Marcelo Rocha Nasser Hissa une espiritualidade e vida prática em uma narrativa transformadora. A partir de personagens e dilemas profundamente humanos, o livro reflete sobre como pensamentos geram ações, escolhas trazem consequências e a dor pode se tornar ponto de virada. Uma leitura sensível e inspiradora sobre equilíbrio, autoconhecimento e recomeços.

5. A outra face

“A outra face” conta a história de uma adolescente que se muda para a capital e enfrenta mudanças na rotina enquanto lida com desaparecimentos misteriosos de colegas (Imagem: Divulgação | Editora Autores Paranaenses)

Esta obra de Anna Waff imerge nos dilemas da juventude em uma narrativa repleta de mistérios e suspense. A protagonista é uma adolescente que se muda do interior para a capital e precisa se adaptar às mudanças na rotina. Enquanto se acostuma com a nova escola, ela estará no centro de uma investigação relacionada aos desaparecimentos inexplicáveis de colegas. Nessa atmosfera de tensão, temas sociais como bullying, solidão e amadurecimento também são explorados com delicadeza.

6. Maria Caminhoneira Sertania e seus contos heroicos, românticos, sertanejos

“Maria Caminhoneira Sertania e seus contos heroicos, românticos, sertanejos” é um livro sobre uma mãe solo que desafia o machismo do sertão da década de 1970 (Imagem: Divulgação | Editora Viseu)

Escrito por Samuel Britto, este é um livro sobre uma mãe solo que desafia o machismo do sertão da década de 1970 com o intuito de realizar seus sonhos. Após a morte do marido, a personagem principal assume o volante de um caminhão-pipa e começa a trabalhar pelas estradas do estado. No sol escaldante, ela constrói um futuro para si e para seus filhos, sem perder a fé de uma vida melhor.

7. O vento veio e falou comigo

Em “O vento veio e falou comigo”, Daniel Mira faz uma jornada investigativa do que costumamos chamar de pesquisa acadêmica sobre a crise do imaginário (Imagem: Divulgação | Hanoi Editora)

Esse livro nasce de uma inquietação do artista, pensador, coletor de imagens e sementes, Daniel Mira. A crise do imaginário, que quase nos faz acreditar que chegamos ao limite da nossa capacidade criativa, levou-o a uma jornada investigativa do que costumamos chamar de pesquisa acadêmica. Publicação da Hanoi Editora, o conteúdo do livro vai além, porque compõe o processo de transformação profunda do autor que, ao contar que encontrou o vento e conversou com ele, não recorre a nenhuma figura de linguagem, mas à própria experiência: sentida, vivida e significada.

8. A menina que queria rodar a baiana

Em “A menina que queria rodar a baiana”, Tiago Freitas apresenta o mundo maravilhoso da escola de samba (Imagem: Divulgação | Editora Cortez)

Neste livro, publicação da Cortez Editora, o enredista Tiago Freitas apresenta o mundo maravilhoso da escola de samba. Apoiado pelas ilustrações de Orádia Porciúncula, o autor mostra que, além de sambar, as escolas ensinam coisas extraordinárias, como tocar tambor, compor música ou girar na avenida, exatamente o que a Rafinha, personagem desta história, aprendeu. Quer descobrir como uma escola de samba pode fazer tudo isso e muito mais? Venha, junto com a Rafinha!

9. Amor ou dependência?

“Amor ou dependência?” traz reflexões sobre autoconhecimento, relações mais saudáveis e ferramentas para escolher o amor com mais consciência (Imagem: Divulgação | Editora Matrix)

Daniel Roschel analisa a diferença entre amor e dependência emocional em uma obra sensível da Matrix Editora. O autor ajuda a identificar padrões afetivos nocivos e fortalecer a autoestima. O livro traz reflexões sobre autoconhecimento, relações mais saudáveis e ferramentas para escolher o amor com mais consciência. Ótima leitura para o feriado, com convite a repensar as próprias escolhas amorosas.

10. As Sombras do Eu

“As Sombras do Eu” explora as forças que moldam comportamentos cruéis (Imagem: Divulgação | Elizandra Souza)

A obra explora, a partir da psicologia, psicanálise e psiquiatria, as forças que moldam comportamentos cruéis. Elizandra Souza reflete sobre as raízes do mal e seus impactos sociais. A leitura equilibra profundidade teórica e clareza, um convite a encarar as sombras do eu e a complexidade da natureza humana. Ideal para aproveitar a folga do Carnaval com uma leitura voltada à compreensão do lado obscuro da mente humana.

Por Misael Freitas





Fonte

Redação

Recent Posts

Bolsa volta a bater recorde e encosta nos 190 mil pontos

Em mais um dia de euforia no mercado financeiro, a Bolsa de Valores de São…

8 minutos ago

Morre James Van Der Beek, ator de “Dawson’s Creek”, aos 48 anos

James Van Der Beek, conhecido por protagonizar a série “Dawson's Creek” nos anos 1990, morreu…

49 minutos ago

Prime Video: Tilda Swinton e Ralph Fiennes em um duelo que você assiste sem piscar

Estar no topo da pirâmide social abre portas. Contudo, sempre há um ou outro desafio…

54 minutos ago

Azul retomará voos para o Pantanal sul-matogrossense

Azul Linhas Aéreas retoma em 2 de março os voos diretos entre Campinas e CorumbáA…

55 minutos ago

Confira o resultado sorteado nesta quarta (11)

As dezenas do concurso número 6951 da Quina foram sorteadas na noite desta quarta-feira (11), em São…

1 hora ago

A primeira execuo na cadeira eltrica foi um espetculo dantesco que carbonizou o crebro do executado

6h38 de 6 de agosto de 1890. Ele no parecia um homem caminhando em direo…

2 horas ago